domingo, 31 de agosto de 2008
PONTA DO PARGO COM HIPÓTESES NA ETTU
sábado, 30 de agosto de 2008
CONSTRUÇÃO DO PAVILHÃO DA PONTA DO PARGO ESTÁ PARA BREVE
FESTA DE NOSSA SENHORA DO AMPARO - PONTA DO PARGO
O Santo António na Ponta do Pargo
Agora é que surge a dúvida: Porquê é celebrado no primeiro fim-de-semana de Setembro?
Inicialmente era comemorado no último fim-de-semana de Agosto, contudo aquando da chegada do padre Manuel Câmara à freguesia, esta data foi alterada para o primeiro fim-de-semana de Setembro. Pensa-se que esta mudança deve-se ao facto de que no fim de semana de Setembro se realize a famosa Festa da Ponta Delgada, sendo a Ponta do Pargo um ponto de passagem dos “romeiros” onde estes poderiam adquirir os produtos que estavam a ser leiloados nos diversos bazares construídos pela comissão eleita por cada sítio da freguesia.
Esta festividade é comemorada em Setembro porque é nesta altura que as pessoas têm as seus rebentos da terra, os quais que durante da festividade são oferecidos ao padre ou leiloados no adro da igreja.
É nesta festividade que surgem os tabuleiros, as romagens de cada sítio, os regentes e os bazares de cada sítio.
Os tabuleiros são enfeitados a pormenor por uma pessoa escolhida pela família dos regentes, normalmente é constituída pela seguinte maneira: até ao topo da base de madeira é coberta de trigo, antigamente era coberto de ovos de galinha por cima do trigo, actualmente assiste-se a uma mudança de cobertura dos ovos por frutos e garrafas de whisky ou licores tradicionais, por cima do trigo são elaborados dois arcos de arame com um ramo de flores, um cartucho de cartolina com a figura de Santo António e os arcos de arame são cobertos de notas de dinheiro verdadeiro. Estes tabuleiros são transportados de cada sítio numa espécie de procissão dos tabuleiros, romagem para os bazares construídos no adro da igreja para armazenar e leiloar os produtos oferecidos. De referir que os tabuleiros eram transportados à cabeça por pessoas (normalmente mulheres) escolhidas pelas famílias dos regentes.
Geralmente as romagens são acompanhados pelos tocadores de vários instrumentos (acordeão, rajão, viola, bombo etc…), por populares que transportam os seus produtos de oferta ao pároco e para leiloar, pela banda municipal, e claro pelos regentes. Estas romagens acontecem no Sábado após da hora de almoço. Antigamente a Banda Municipal entoava o hino ou outra música no adro da igreja, logo de seguida almoçava com o pároco da freguesia, e depois seguia para o sítio do cabo (de onde partia a primeira romagem). Actualmente não se verifica isto, pois participam apenas três a quatro sítios, e a tocata é apenas do Salão de Cima e Salão de Baixo.
Os regentes eram jovens solteiros que residiam nos diversos sítios de cada sítio e eram eleitos na Festa de Santo António do ano anterior, normalmente são eleitos dois por cada sítio (um rapaz e uma rapariga, normalmente).
Nos dias que antecedem a festividade vive-se uma grande azáfama por parte dos regentes, familiares e colaboradores das famílias, para que corra tudo bem para o “fim-de-semana de Santo António”.
No adro da Igreja surgem os bazares. Estes bazares têm como funções o armazenamento dos tabuleiros e dos produtos que irão ser leiloados no próprio dia e no dia seguinte. É criado um para cada sítio que participa na Festa de Santo António, nos últimos anos temos vindo a assistir uma diminuição de bazares devido à escassez de regentes e também pelo aumento do custo de vida.
No Domingo realiza-se à procissão em honra de Santo António onde participam os familiares e os regentes.
Tradições que se mantêm
Entre eles estão as romagens, ou seja os cortejos de oferendas que se realizam nalgumas paróquias, na véspera da festa do Santíssimo Sacramento ou dos oragos. Neste fim-de-semana vão realizar-se esses cortejos em diversas localidades, sendo de salientar o que terá lugar na freguesia da Ribeira da Janela, que amanhã celebra a sua padroeira (Nossa Senhora da Encarnação). Conhecida como a "romagem das semilhas" ganhou este nome pelo facto de ser já tradição a ofertas de sacos daquele produto agrícola e revertendo as receitas do leilão ou das vendas para as obras paroquiais.
Também características são as romagens que se realizam na tarde de sábado no Curral das Freiras e nas quais o povo demonstra a sua generosidade oferecendo os mais diversos produtos que são colocados nos bazares no adro. A romagem é acompanhada pelo pároco e pela banda filarmónica.
Entretanto no primeiro sábado de Setembro (dia 6) na Ponta do Pargo realiza-se o "cortejo dos tabuleiros" sendo os produtos oferecidos pela população, transportados em tabuleiros, ornamentados, em forma de cone, semelhantes aos tradicionais tabuleiros das festas da cidade de Tomar. Esta romagem integra-se na festa de Santo António que aquela paróquia realiza no primeiro domingo de Setembro.
Outra actividade tradicional é o acender dos fachos nas montanhas sobranceiras à cidade de Machico, na véspera da festa do Santíssimo Sacramento, que será celebrada amanhã naquela localidade. Assim hoje cerca das 21horas os fachos começam a ser queimados, após o que será celebrada missa na igreja de Machico com início às 21h45.
Fonte: Jornal da Madeira
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
ACTUAÇÃO DO GRUPO INSTRUMENTAL E DE CANTARES DA CASA DO POVO DA PONTA DO PARGO
Não se esqueça: A sua noite hoje é na Ponta do Pargo
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
"Embaixada" da Ponta do Pargo estará na Rússia e no Luxemburgo
No Sábado é a vez da equipa masculina da ADC Ponta do Pargo, no Lusemburgo, defrontar o Olympiakos SC (13h00), SF SKK El Nino Praha (18h00).
Também no Sábado a equipa feminina da ADC Ponta do Pargo, mas na Rússia, irá defrontar Borey St Petersburg (11h00) e o CS Vointa Galati (16h00).
No Domingo a equipa masculina que está no Luxemburgo defrontará DT Dudelange (09h00) e a equipa feminina que está na Rússia defrontará o SK “Lvivsla Polytechnica” Lviv (07h00).
Agora resta-nos desejar boa sorte a nossa "embaixada", que de certeza irá orgulhar a Madeira, o Concelho da Calheta e a freguesia da Ponta do Pargo pelos resultados que obtiver.
Um abraço especial para todos os nossos jogadores.
UM COMENTÁRIO QUE NOS DEIXA A PENSAR
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
1ª Fase da Taça ETTU - 30 e 31 de Agosto (Sábado e Domingo)
Realiza-se nos próximos dias 30 e 31 de Agosto (Sábado e Domingo) a 1ª Fase da Taça ETTU, competição de clubes organizada pela União Europeia de Ténis de Mesa e na qual irão participar quatro equipas da Região Autónoma da Madeira – três masculinas e uma feminina.
De referir que a equipa feminina do Grupo Desportivo do Estreito, apesar de estar qualificada para esta prova, não irá efectivar a sua participação. Este facto fica a dever-se a dificuldades na constituição da sua equipa para a presente época desportiva e consequente formalização da inscrição de novas atletas nesta prova específica.
A 1ª Fase da prova disputa-se em grupos de quatro ou três equipas, em sistema de poule a uma volta em casa de um dos clubes do grupo, ficando apurados para a 2ª Fase os dois primeiros classificados de cada grupo. O sorteio ditou que todas as equipas madeirenses joguem no estrangeiro.
O programa de encontros das equipas madeirenses (indicados em hora da R.A.M.) é o seguinte:
* MASCULINOS:
GRUPO 1 – em Glasgow (Escócia)
- Sábado (2008/08/30) ...
... às 13h00:
Drumchapel-Glasgow (Escócia) – C.D. São Roque
... às 18h00:
C.D. São Roque – Istanbul Büyüksehir Beledyesi SK (Turquia)
- Domingo (2008/08/31) às 09h00:
CVSC Mavepcell (Hungria) – C.D. São Roque
GRUPO 5 – em Dudelange (Luxemburgo)
- Sábado (2008/08/30) ...
... às 13h00:
Olympiakos SC (Grécia) – A.D.C. Ponta do Pargo
... às 18h00:
SF SKK El Nino Praha (República Checa) – A.D.C. Ponta do Pargo
- Domingo (2008/08/31) às 09h00:
DT Dudelange (Luxemburgo) – A.D.C. Ponta do Pargo
GRUPO 9 – em Belgrado (Sérvia)
- Sábado (2008/08/30) ...
... às 13h00:
C.D. 1º de Maio – SC Lukhovitsy (Rússia)
... às 18h00:
STK “Aladza-A”-Sarajevo (Bósnia) – C.D. 1º de Maio
- Domingo (2008/08/31) às 09h00:
C.D. 1º de Maio – STK “Partizan” Belgrade (Sérvia)
As equipas portuguesas do Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal (Ilha Terceira, Açores) e Associação Recreativa Novelense também irão participar nesta prova. A equipa açoriana irá disputar o Grupo 4, a realizar em Espanha, enquanto que a equipa da A.R. Novelense irá organizar o Grupo 7 desta 1ª fase da prova em Portugal.
* FEMININOS:
GRUPO 3 – em São Petersburgo (Rússia)
- Sábado (2008/08/30) ...
... às 11h00:
A.D.C. Ponta do Pargo – “Borey St Petersburg (Rússia)
... às 16h00:
A.D.C Ponta do Pargo – CS Vointa Galati (Roménia)
- Domingo (2008/08/31) às 07h00:
A.D.C. Ponta do Pargo – SK “Lvivsla Polytechnica” Lviv (Ucrânia)
Recorde-se que as equipas que se classificarem nas duas primeiras posições de cada grupo qualificam-se para a 2ª Fase da prova, agendada para 20 e 21 de Setembro (Masculinos) e para 27 e 28 de Setembro (Femininos).
terça-feira, 26 de agosto de 2008
FESTAS DA PONTA DO PARGO
Centro de Saúde da Ponta do Pargo promove palestra para crianças
Paróquias assinalam festas tradicionais
O Curral das Freiras assinala, no próximo domingo, às 14 horas a festa da sua padroeira: Nossa Senhora do Livramento.
Uma das festas mais concorridas da Madeira é a de Nossa Senhora da Encarnação que vai ter lugar no domingo na igreja da Ribeira da Janela e que principiará às 15 horas. No sábado às 20 horas será celebrada a missa preparando aquela festa.
Durante três dias a paróquia do Amparo, na freguesia da Ponta do Pargo, estará em festa. No sábado, celebrará a solenidade da sua padroeira: Nossa Senhora do Amparo às 16 horas. No domingo também às 16 horas naquela paróquia terá lugar a festa do Santíssimo Sacramento.
A paróquia de São Vicente vai celebrar no domingo a solenidade do Santíssimo Sacramento, cujo início será às 15 horas. No sábado a missa da vigília principia às 20h30.
Na Camacha a festa do Santíssimo Sacramento, será celebrada no próximo domingo às 16 horas.
A festa do padroeiro da paróquia de São Francisco Xavier (Calheta) decorrerá no domingo às 16 horas. No sábado pelas 20h30 terá início a missa da vigília.
Também a Madalena do Mar vai estar em destaque no domingo com a realização da festa do Santíssimo Sacramento que será celebrada às 16 horas. A missa da vigília no sábado inicia-se às 21 horas.
Nossa Senhora da Encarnação é a padroeira de uma das paróquias da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. A festa realizar-se-á no domingo às 16h30. No sábado às 20 horas inicia-se a missa da vigília e na segunda-feira também às 20 horas será celebrada novena e missa de acção de graças.
FONTE: Jornal da Madeira
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
DATA DA ACTUAÇÃO
domingo, 24 de agosto de 2008
Fernando de F. Pereira em destaque na MIAB
Fonte: JM
sábado, 23 de agosto de 2008
21 Acidentes, 12 Feridos
No dia 20, aconteceram 12, sendo seis no Funchal, dois na Calheta, dois em Santa Cruz e um no Porto Santo. No Funchal registaram-se três feridos ligeiros, em Câmara de Lobos um e no Porto Santo um. Na Calheta, houve quatro feridos ligeiros, na sequência do despiste na Ponta do Pargo, já noticiado na Comunicação Social.
Na quinta-feira, houve nove acidentes: cinco no Funchal, um em Câmara de Lobos e três em Santa Cruz. No Funchal há a registar dois feridos ligeiros e um em Santa Cruz.
Realce-se que foi detido, no Funchal, no dia 21, um indivíduo de 26 anos por conduzir sem carta. Por conduzir com álcool a mais, foram detidos dois indivíduos na quinta-feira. Um, com 37 anos, em São Vicente, pelas 21.45 horas, apresentava uma taxa de 2,71. O segundo foi pelas 20.33 horas, na Calheta. Tinha 36 anos e apresentava uma taxa de 2,62.
FONTE: Jornal da Madeira
GRUPO INSTRUMENTAL E DE CANTARES DA CASA DO POVO DA PONTA DO PARGO REGRESSA A SUA ACTIVIDADE MUSICAL
Depois de um mês de férias o Grupo Instrumental e de Cantares regressa a sua actividade musical.
Das actuações já confirmadas, o Ponta do Pargo News já pode adiantar que o Grupo irá apresentar o seu novo repertório na próxima sexta-feira (29 de Agosto) na Festa em honra de Nossa Senhora do Amparo, freguesia da Ponta do Pargo.
Brevemente o Ponta do Pargo News irá publicar a hora da actuação.
O Grupo conta com várias novidades, conheça-as nas próximas actuações, e quem sabe poderá ser já na próxima actuação.
Não Falte.
PONTA DO PARGO PARTICPOU NAS COMEMORAÇÕES DOS 500 ANOS DA CIDADE DO FUNCHAL
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
TRÊS PESSOAS FERIDAS NA PONTA DO PARGO
O acidente ocorreu por volta da uma hora da madrugada, e fez sair do quartel os Bombeiros Voluntários da Calheta (BVC).
No local do acidente, as equipas de socorro encontraram muita chapa batida e três homens feridos, um deles com alguma gravidade. Todos foram assistidos e depois encaminhados em ambulâncias dos BVC para o Serviço de Urgência do Hospital Central do Funchal (HCF). Aqui, foram submetidos a diversos exames e receberam tratamento, tendo dois recebido alta.
O terceiro, de 45 anos, natural da Ponta do Pargo, como os restantes sinistrados, apresentava ferimentos graves pelo corpo, entre os quais fracturas, tendo por isso ficado internado no Serviço de Ortopedia do HCF. Os outros dois, de 30 e 24 anos, receberam alta pela manhã. A Polícia de Segurança Pública esteve no local do sinistro e tomou conta da ocorrência.
Fonte: DIÁRIO
terça-feira, 19 de agosto de 2008
ADC Ponta do Pargo vende 2 viaturas
Mande as propostas para o nosso e-mail ou para adcpp@netmadeira.com
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Centro de Estética da Ponta do Pargo
Este centro encontra-se no Salão Paroquial da Ponta do Pargo, aberto ao público todas as Segundas das 9h00 às 20h00.
Limpeza de pele;
BIOVIP
sábado, 16 de agosto de 2008
Um pedido de fotos digitais, por gentileza !!!
Rogério Leça
Mande para: pontadopargo@gmail.com
Bienal de arte a 5 de Setembro na Ponta do Pargo
De 1 de Setembro a 13 de Outubro realiza-se mais uma MIAB - Bienal Internacional de Arte da Madeira, que levará a pintura, a escultura, a fotografia, a arte digital e a instalação, entre outras, aos quatro cantos da Região, um deles, a Ponta do Pargo, em estreia.
As exposições são divididas por vários espaços culturais, estando prevista para o Museu de Electricidade da Madeira - Casa da Luz a inauguração da primeira. Será pelas 19 horas, numa cerimónia que marcará ainda a abertura oficial da edição de 2008 da MIAB.
A segunda exposição abre no dia seguinte, à mesma hora, na Casa da Cultura - Quinta do Revoredo, em Santa Cruz. Câmara de Lobos é o terceiro ponto de paragem, com a inauguração da exposição marcada para 3 de Setembro, às 19 horas, na Casa da Cultura local.
Os trabalhos reservados para o Centro Cívico e Cultural da Ponta do Pargo podem ser vistos pelo público em geral a partir de 5 Setembro, às 17 horas.
Cerca de cinquenta artistas, entre eles apenas um madeirense, Martim Velosa, e cerca de 20 nomes internacionais, enviaram entre três e cinco trabalhos cada. As várias obras serão divididas em colecções equilibradas a apresentar em cada um dos núcleos de exposição, referiu Manuel Barata, presidente da Bienal Internacional de Arte da Madeira, um iniciativa que terá este ano a sua segunda edição.
Mensagens que merecem um agradecimento público
Vamos agora de seguida apresentar algumas das mensagens que nos dá força para continuar este projecto:
Talvez eu (09.06): É um blog *****
Pargueiro (09.06): É bom ver a nossa freguesia retratada na Internet. Continuem um bom trabalho xD*
Benny (22.06): Isto é um blog *****
Maria José Castro (28.06): Hoje dia de S. Pedro. Que saudades tenho da minha terra tempos que ficaram na memória
Maria (29.06): Que prazer ver as coisas diferentes neste blog lhe faz saudades
Manuel (29.06): Que saudades ao ver estas fotos
M. Lígia. S. Castro (29.06): Obrigado pelas fotos. Até parece que já estou no Salão
Maria Charamba (29.06): Eu sempre ajudava a fazer o tapete de flores … Que saudades
Lurdes Vieira Leça (03.07): Olá pessoal estão de parabéns pelo excelente trabalho continuem sempre assim e sucesso bjinhos . Fernanda Gomes e ao resto Também
Observadora (04.07): Em Santana, nas “48 horas a bailar” já vamos ver quem promove a freguesia e o Concelho. Uns actuam e outros falam, falam, mas é o que se vê!
Pargueira orgulhosa (04.07): Parabéns! Grande sucesso. A Ponta do Pargo mais uma vez mostrou como se faz, mostrou que sabe fazer. Deixei as más línguas falar. Pusemos a freguesia no mapa, enquanto outros a destrói. O trabalho está à vista de todos! Não é conversa!
Pargueira orgulhosa (04.07): Sábado estaremos em Santana a ver o grupo actual. Parabéns a quem faz, e não a quem fala, fala. Onde estão? Onde actuam?
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Inscrições para a 24ª Festa do Pêro 2008
- Barracas;
- Tractores (máquinas agricolas)
- Cortejo.
As inscrições são feitas na Casa do Povo da Ponta do Pargo de segunda à sexta das 09.00h às 12.30h e das 14.00h as 16.30h. Os contactos devem ser efectuados para o telefone: 291 882 467 ou pelo fax: 291 882 057 Telemóvel: 966835427 E-mail: casadopovopontadopargo@hotmail.com.
O programa da festa, que se realiza anualmente na Ponta do Pargo, é constituído pelo tradicional cortejo, expositores e actuações musicais. O Cortejo Alegórico, onde o pêro é “rei”, está marcado para domingo, seguindo-se a intervenção do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. Como é hábito, na altura, será feita a entrega de prémios aos melhores expositores: Melhores Pêros, Melhor Pavilhão e Melhor Jovem Agricultor.
A Festa do Pêro é organizada pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais e Casa do povo da Ponta do Pargo
Exposição de Tapeçarias
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Mensagem de João Pita
- ADC Ponta do Pargo;
- Casa do Povo da Ponta do Pargo (propriedade);
- Junta de Freguesia da Ponta do Pargo;
- Diário da Calheta;
- Gilberto Garrido;
- João Paulo Câmara;
- Alcindo Andrade;
- Valter Gouveia;
- e a todos aqueles que colaboraram neste blog.
Um agradecimento especial ao Valter Gouveia que na passada semana apresentou a proposta de ronovação da imagem do Ponta do Pargo News.
O Valter frequenta o curso de Educação e Comunicação Multimédia no Instituto Politécnico de Santarem - Escola Superior de Educação. Encontra-se envolvido em varios projectos:
- Projecto Fluids - http://www.projecto-fluids.pt.vu/ - Classificado em 3º Lugar a Nivel Nacional num concurso de empreendorismo (POLIEMPREENDE - 5ªEdição)
- Fotografia e criação de páginas de internet - http://www.valtergouveia.com/
Mensagem de Gilberto Garrido
Parece que foi ontem e … já vai fazer um ano que nasceu o Ponta do Pargo News.
Com alguma surpresa e alguma timidez surgiu na nossa freguesia um Blog.
Coisa nova para todos.
O que é?
Como funciona?
Quem é o responsável?
Muitas perguntas que pouco a pouco foram sendo respondidas.
O Ponta do Pargo News tem sido muito importante na divulgação da nossa Freguesia, do nosso Concelho, da Madeira.
Todos já percebemos a importância da net.
O Mundo fica mais pequeno com esse poderoso meio.
Agora é mais fácil saber o que se passa na nossa Freguesia.
Agora é mais fácil saber a história da Ponta do Pargo.
Felizmente que muita coisa acontece na nossa terra.
O Centro Cívico tem estado sempre com muita actividade como: Conferências, Exposições, Concertos, Cinema....
O nosso Grupo de Tocares e Cantares tem dado Espectáculos em toda a Madeira…
A nível do Desporto tivemos a Inglaterra na Ponta do Pargo no Ténis de Mesa. Veio a Televisão Inglesa, o novo Ginásio encheu. Jovens e menos jovens vibraram em uníssono a cantar o Hino Nacional. Lindo!
Já vimos os nossos homens jogar ao pião, as nossas mulheres jogarem às pedrinhas, já vimos os lindos tapetes de flores nas festas da freguesia, as Lapinhas, os passeios a pé, as Joeiras, o Cantar dos Reis, as Procissões com Palmitos, a grande Festa do Pêro…
O grande Paulo Gonzo esteve na Ponta do Pargo e por acção do Ponta do Pargo News, quase em simultâneo, foi a sua presença na freguesia acompanhada em todo o mundo…
Pois é.
Agora é mais fácil estar na Ponta do Pargo, saber o que se passa, dar opiniões, sugestões.
Agora estamos à distância de um pequeno clic
.
Agora está mais fácil.
E isto porque?
Porque o Blog informa, o Blog mostra, o Blog diz.
Grande Blog o Ponta do Pargo News,
E…
Falta falar do motor, da alma que dá vida a esta realidade.
Diz-se que atrás de um grande homem está sempre uma grande mulher e neste caso, atrás de um grande Blog está um grande jovem: o João Pita.
O João, embora um pouco tímido, não sabemos como se vai declarar à namorada quando se apaixonar, tem sido incansável, colocando noticias da Freguesia e não só quase todos os dias.
Se não fosse ele, muito do que se faz na terra, ficaria só no conhecimento das pessoas que assistem…
O que se faz e não é divulgado, bom ou mau, não existe para quem não tem acesso a essa informação.
O Blog dá uma dimensão universal ao bom trabalho da Casa do Povo, da Junta de Freguesia e de a ADC Ponta do Pargo, que em conjunto, trabalham no desenvolvimento da nossa comunidade.
Parabéns João.
Gostamos de ti e do trabalho que laboriosamente desenvolves.
Continua.
Não te distraias da Escola. Sabemos que não, que és bom aluno.
Para o ano esperamos estar novamente a escrever-te mais um elogio merecido.
Termino, aproveitando para mandar um abraço do tamanho do mundo e fazer um apelo a todos os Pargueiros e amigos de outras freguesias, residentes cá ou lá, nascidos cá ou lá, para o caso não tem importância, que colaborem com o João. Mandem fotos, mandem notícias, façam perguntas … e assim enriquecem o nosso Blog.
Contem com o João.
Nós queremos contar com todos vós.
Um bem-haja para todos.
Gilberto Garrido
Mensagem de Valter Gouveia
Parabéns João Pita, pela excelente iniciativa de divulgar pelos quatro cantos do mundo, as novidades da NOSSA TERRA - Ponta do Pargo.
É com muito orgulho que contribuo na renovação da imagem do blog. Este meu trabalho vem dar continuidade à aprendizagem que tenho vindo a ter nos períodos em que me encontro ausente da NOSSA TERRA.
O blog já merecia uma nova imagem, e nada melhor que um ano de existência para a sua renovação. Foi com muito prazer que criei a nova imagem. Espero que seja do agrado de todos os visitantes.
Mais informo que estão em fase de projecto novas ideias para este blog ... fiquem atentos!
Valter Gouveia
terça-feira, 12 de agosto de 2008
FALTA UM DIA
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
domingo, 10 de agosto de 2008
Agradecimento
· Câmara Municipal da Calheta
· ALA – António Luís & Avelino Lda. – Prazeres
· Casa do Povo da Ponta do Pargo
· Hotel São João – Funchal
· IDRAM – Instituto do Desporto da Região Autónoma da Madeira
· INTELSOL, Projectos e Instalações Eléctricas, Lda. – Calheta
· José Luís Gouveia de Sousa – Fajã da Ovelha
· Junta de Freguesia da Ponta do Pargo
· Leonardo Gomes & Brazão, Lda. – São Vicente
· Somuros – Obras Publicas e Particulares, Lda. – Calheta
… E a todos que empenhadamente ajudaram à realização da Obra !
sábado, 9 de agosto de 2008
Parabéns
Parabéns também à Rádio Santana FM pela divulgação do acontecimento.
Realço ainda a entrevista feita pelo Senhor Director Miguel Guarda ao Senhor Professor Heliodoro Dória, Presidente da Casa do Povo.
Este teve assim mais uma excelente oportunidade de falar de mais este evento que desenvolve na sua Freguesia.
Bem haja.
Continuem
Bom fim-de-semana.
http://cp-saoroquedofaial.blogspot.com/
Comerciante madeirense baleado mortalmente perto de Pretória
Segundo dados recolhidos pela Agência Lusa, João Lira e a mulher, Ilda, estavam a fechar o estabelecimento comercial de que são proprietários, pouco passava das 21:30 locais (20:30 horas em Lisboa), quando dois assaltantes empunhando armas de fogo irromperam pela loja e exigiram dinheiro e outros bens.
Enquanto um deles se apoderava da mala de Ilda Lira, o outro disparou contra João Lira, atingindo-o mortalmente na zona do tórax.
João e Ilda Lira, que têm um filho de 10 anos, nasceram ambos em Ponta do Pargo, na ilha da Madeira.
Trata-se do quinto português ou luso-descendente morto desde 1 de Janeiro deste ano na África do Sul, em actos de criminalidade.
Mais de 18 mil pessoas são assassinadas todos os anos na África do Sul, sendo a criminalidade a maior preocupação dos agentes turísticos e desportivos para a realização do Mundial de futebol em 2010 no país.
Lusa
FONTE: DIÁRIO
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
1 Ano de Ponta do Pargo News
NOVIDADES
UM CUMPRIMENTO ESPECIAL A TODOS QUE DURANTE ESTE ANO AJUDARAM A MINHA PESSOA A MOSTRAR UMA TERRA DISTANTE A UM MUNDO VIRTUAL.
Obrigado.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Igreja Paroquial de São Pedro
Monumento
Nº IPA
PT062201070019
Designação
Igreja Paroquial de São Pedro
Localização
Funchal, Calheta, Ponta do Pargo
Acesso
Sítio da Ponta do Pargo, est. secundária da ER 101
Protecção
VC, Dec. nº 129/77, DR 226 de 29 Setembro 1977
Enquadramento
Rural, isolado num amplo adro sobrelevado à estrada, acedido por escada frontal, de 7 degraus em cantaria, e uma de 3 lanços, empedrados, a N., com balaustrada de cimento aparente; é empedrado a calhau rolado miúdo, à frente da Igreja com desenhos a pedra branca, formando tapete com tiara papal sobre par de chaves, uma rosácea e a data de 1951 e, aos lados, com meias circunferências, e possui algumas árvores.
Descrição
Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, com compartimento do camarim, torre sineira quadrada e sacristia a N., 2 capelas laterais fronteiras, e cartório e antiga residência paroquial a S. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, de 4, 3, 2 e uma águas, em telha de aba e canudo, com beirais simples e torre com terraço. Fachadas percorridas por embasamento e cimalha, cunhais e vãos demarcados pintados a cinza. Fachada principal, orientada, em empena com cruz, em cantaria, de remates em trevo, com pilastras nos cunhais, rasgada por portal, de cantaria regional, em arco de volta perfeita sobre pilastras com capitéis e bases ressalvados, fecho em voluta, seguintes em ponta de diamante, filete intermédio relevado e cornija; encima-o janelão rectangular de portadas com vidros coloridos, cornija em forma de caixa de sanefa e brasão nacional com coroa real aberta e amplo paquife fitomórfico. Torre sineira, ligeiramente recuada, de 4 pisos, com janelas nos primeiros 2 da fachada com molduras de cantaria aparente, sendo a do piso térreo gradeada, uma sineira por cada face exterior no 3.º, com lintel em arco de volta perfeita, encimadas por mostradores de relógio; remate por cornija pintada a cinza e com parapeito do terraço em forma de "chapéu de cónego" e cruz electrificada. Fachada N. com portal de acesso à nave dentro da linguagem do anterior, arquitravado, com a data de 1609 junto à chave relevada e encimado pela tiara papal em cantaria; corpo saliente correspondente ao púlpito e, mais avançado, correspondente à capela de Santo Antão, a que segue outro corpo, com sacristia no piso térreo e salão de exposições no superior, acedido por escada exterior de cimento armado. Antiga residência paroquial e cartório adossados a E. com 2 pisos e escada de acesso ao piso superior em cantaria; escada de cimento armado de 2 lanços adossada à nave para acesso exterior ao coro. No INTERIOR, nave com pavimento lajeado a cantaria e soalho de madeira aos lados, percorrida por silhar de azulejos de padrão revivalistas, que se estende a todas as capelas, e coberta por tecto de madeira de 3 panos, pintado com motivos variados, sobre cornija também de madeira e amarrações de tirantes de ferro. Coro-alto com balaustrada de madeira, assente nas paredes e, ao centro, em colunas pintadas delimitando guarda-vento com bandeira envidraçada. No lado do Evangelho, sucedem-se baptistério, sob a torre, com largo arco de volta perfeita e grade de madeira pintada, púlpito facetado com baldaquino de madeira pintada com apontamentos de talha dourada e capela de Santo Antão, com arco de volta perfeita arquitravado em cantaria aparente e retábulo de talha pintado de branco e dourado. No lado da Epístola, cadeiral da confraria do Santíssimo a meia altura da parede, com escadório sob o coro e capela do Santíssimo, também com arco pleno arquitravado e retábulo de talha pintado de branco e dourado. Arco triunfal de volta perfeita arquitravado e com "pontas de diamante" nos seguintes, ladeado por 2 retábulos em talha branca e dourada, dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora da Conceição. Na capela-mor, pavimento de mármore e teia em ferro forjado precedendo o supedâneo onde se ergue o retábulo, pintado com apontamentos de talha dourada, com 2 pares de colunas a enquadrarem nichos com baldaquinos entalhados, camarim fundo com imagem do orago e frontão entalhado a enquadrar as armas reais; tecto de madeira de 3 panos pintado, com figuração do orago ao centro.
Descrição Complementar
Conjunto de retábulos de fundos e colunas lisas pintadas a branco, com mísulas e capitéis, enquadrando nichos e com frontões contendo nos tímpanos cartelas pintadas profusamente entalhados e dourados. Nas paredes da nave e capela-mor expõem-se várias telas.
Utilização Inicial
Cultual: Igreja Paroquial
Utilização Actual
Cultual: Igreja Paroquial
Propriedade
Privada: Igreja Católica
Afectação
Sem afectação
Época Construção
Sécs. 17 / 18 / 19 / 20
Arquitecto Construtor Autor
Engenheiros e mestres das obras reais Jerónimo Jorge ( 1609 ) e João António Vila Vicêncio ( 1790 ); pintor António Gouveia ( 1950 ).
Cronologia
1560, 4 Mar. - alvará régio de acrescentamento ao vigário de um moio de trigo e ¼ de vinho, sobre os 11$300 réis que tinha de sua 1.ª criação, com obrigação das missas dos sábados pelas almas dos Infantes; 1574, 12 Mar. - carta régia da mercê anual de 4$000 réis para a fábrica da Igreja; 1577, 1 Mar. - alvará régio de acrescentamento de 1$700 réis ao vigário sobre os 11$300 réis, um moio de trigo e ¼ de vinho que já tinha, dado contar a freguesia 46 fogos, com obrigação de ensinar doutrina aos seus fregueses; 1581, 9 Jul. - alvará régio de acrescentamento de 5$000 réis, sobre os 20$000 que já tinha passando a ter 25$000; 1589, 30 Jan. - alvará régio de acrescentamento de 30 alqueires de trigo e ¼ de vinho para despesas de sacristia e 3$000 réis das missas dos Infantes; 1609, 20 Jul. - ordem do Conselho da Fazenda para se arrematar a obras da nova igreja, orçada em 2:231$600 réis com o desconto de 60$000 réis do valor da pedra da igreja velha; 1764, 27 Out. e 23 Nov. - ordem do Conselho da Fazenda para se darem ao vigário, sob fiança, 490$960 réis para ornamentos; 1765, 4 Fev. e 5 Jun. - ordem do Conselho da Fazenda para se darem ao vigário sob fiança, 150$000 réis para um sino de 4 arrobas, descontando o sino velho; 1766, 20 Mai. e 1767, 11 Jul. - ordem do Conselho da Fazenda para se pôr em lanços a obra do retábulo, tribuna e camarim; 1768, 3 Jun. e 2 Ago - nova ordem do Conselho da Fazenda para se pôr a lanços a obra do retábulo, camarim e tribuna, orçamentada pelo mestre das obras reais em 6:030$000, que mesmo descendo 600$000 não obteve colocação, pelo que devia ir novamente à praça; 1835 - vinculação da paróquia ao novo concelho do Porto do Moniz; 1849 - supressão do concelho do Porto do Moniz e reintegração no da Calheta; 1851 - reedificação parcial da Igreja, despendendo-se 1:700$000 réis; 1855 - restauro do concelho do Porto do Moniz e reinstalação da Ponta do Pargo; 1871, 26 Jul. - lei desanexando-o do Porto do Moniz e reinstalação na Calheta; 1950 / 1951 - campanha de obras na Igreja, com execução das telas pelo pintor António Gouveia e construção do adro.
Tipologia
Arquitectura religiosa, maneirista e moderna. Igreja maneirista de planta longitudinal composta e nave única, fachada principal em empena e com portal de arco pleno arquitravado encimado por janela e brasão.
Características Particulares
Igreja de construção maneirista de que conserva a planimetria, com duas capelas laterais confrontantes, e a organização da fachada principal. A estrutura dos portais, em arco pleno arquitravado sobre pilastras e com "pontas de diamante" nos seguintes, surge igualmente no arco triunfal e nos arcos de acesso às capelas laterais, ainda que estas tenham os seguintes em alvenaria rebocada. A coroa aberta nas armas nacionais da frontaria, com paquife de carácter geométrico, é anterior à reforma de armas de D. Sebastião ( 1557 - 1578 ). O cadeiral colocado a meia altura da parede, no lado da Epístola, é de estrutura e decoração semelhante a outros insulares. Os vários retábulos, provavelmente foram feitos no séc. 20, num revivalismo neorococó. O silhar de azulejos e as pinturas dos tectos, de temática alusiva à ilha da Madeira, são de finais do séc. 20.
Dados Técnicos
Paredes autoportantes.
Materiais
Cantaria mole e rígida regional aparente, alvenaria de cantaria regional rebocada, madeira ( carvalho e outras ), amarrações mistas de tirantes de madeira e de ferro, calhau rolado miúdo preto e branco, talha dourada e pintada, pintura sobre madeira, azulejos, vidro e telha de aba e canudo.
Bibliografia
FRUTUOSO, Gaspar, Saudades da Terra, Ponta Delgada, 1968; NORONHA, Henrique Henriques de, Memórias Seculares e Eclesiásticas...1722, Funchal, 1997; SILVA, Padre Fernando Augusto da, Elucidário Madeirense, 3 vols., Funchal, 1945; CLODE, Luiz Peter, Património artístico da Ilha da Madeira: Lampadários, Funchal, 1949; SARMENTO, Alberto Artur, Freguesias da Madeira, Funchal, 1953; SAINZ-TRUEVA, José Manuel de, Igrejas, casas, fortalezas e capelas brasonadas da ilha da Madeira e Porto Santo, Atlântico, nº 11, Outono 1987, pp. 182 a 196; CARITA, Rui, História da Madeira, vols. 4 e 5, Funchal, 1996 e 1999; Na Ponta do Pargo. Projecto pedagógico abre torre da igreja ao público, Jornal da Madeira, Funchal, 31 Março 1997; SOUSA, Nélio de, Ponta do Pargo - património exposto na torre da igreja, Diário de Notícias, Funchal, p. 14, 16 Abril 1998; LADEIRA, Paulo, São Pedro da Ponta do Pargo, trabalho para seminário de Mestrado em História e Cultura das Regiões, Universidade da Madeira, 2000; Diário de Notícias, Funchal, 10 Mar. 2001; Jornal da Madeira, 14 Mar. 2001.
Documentação Gráfica
GR: Equipamento Social; DRAC, Funchal
Documentação Fotográfica
Museu Vicentes Photographos; DRAC, Funchal
Documentação Administrativa
IAN/TT: Junta da Real Fazenda e Provedoria do Funchal; ARM: CMF, RN e GC, Funchal
Intervenção Realizada
Fábrica da Igreja Paroquial: 1950 / 1951 - obras de conservação na igreja e adro; 1997 - recuperação da cobertura, pintura da fachada, arranjo das portas, reparação dos soalhos e substituição de cantaria na nave; 1998 - recuperação da torre; 1999 - remodelação das pinturas dos tectos e obras gerais de conservação no restante interior.
Observações
Antes das obras de restauro de 1999, o tecto da nave era decorado por tela pintada com temática alusiva a São Pedro, de qualidade e estilo muito superior e distintas das pinturas actuais. Também a estrutura de cantaria das capelas laterais e do arco triunfal eram pintados, tendo no seu intradorso motivos fitomórficos.
Autor e Data
Rui Carita 2001
Actualização
Não definido
Fonte: http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx
Preço do petróleo cai quase 30 dólares
A cotação do crude estava hoje a deslizar em Nova Iorque perante a expectativa de que a tempestade tropical Eduardo não vai afectar as instalações petrolíferas norte-americanas situadas no Golfo do México.
O preço do petróleo está a cotar ao seu nível mais baixo desde o início de Maio devido também a uma previsível quebra da procura, em consequência do abrandamento económico, e à menor atracção dos investidores para investir em "commodities" com a valorização do dólar.
O dólar está a negociar ao seu mais elevado nível, a 1.5494 dólares por euro, desde 24 de Junho.
O preço do petróleo para entrega em Setembro estava, às 11:38, a cair 3,41 dólares o barril para 118 dólares no mercado electrónico de Nova Iorque.
O preço do petróleo de Brent, para entrega em Setembro, estava a cair 3,77 dólares o barril, para 116,91 dólares, no mercado londrino.
Lusa
FONTE: DIÁRIO
Heráldica da Freguesia
Armas - Escudo de verde, asna abaixada de vermelho, perfilada de ouro, acompanhada em chefe por duas chaves, uma de ouro e outra de prata, passadas em aspa e com os palhetões para o chefe e, em ponta, um pargo de prata, realçado de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ PONTA DO PARGO – CALHETA”
GG